25% das escolas públicas não são adaptadas a deficientes, diz GDF

Estudo divulgado nesta terça (7) tem como base IBGE e Censo Escolar.
Menos de 1% dos trabalhadores formais tem deficiência, aponta pesquisa.

 Do G1 DF

Uma em cada quatro escolas públicas doDistrito Federal não possui adaptações para pessoas com deficiência, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pela Companhia de Planejamento. Entre as falhas encontradas em 24,31% das instituições estão ausência de sanitários adequados e falta de vias de acesso próximas aos estabelecimentos.

O estudo apontou também que o DF tem 163 escolas especializadas no atendimento aos 14.119 estudantes com deficiência, mas que 65,34% deles, no entanto, frequenta instituições comuns.

A pesquisa cruzou dados do Censo Escolar 2011 com informações de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que 22,23% da população brasiliense têm alguma deficiência. São 573 mil pessoas, em um universo de 2,5 milhões de habitantes no DF

14.119 estudantes do Distrito Federal têm algum tipo de deficiência

Os dados revelam ainda que 40,95% dos jovens com deficiência com mais de 15 anos não têm instrução ou ensino fundamental completo. Segundo a Codeplan, existe uma relação direta entre as barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência ao abandono escolar.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 0,7% das 1,1 milhão de pessoas empregadas formalmente no DF tem alguma deficiência. Destes, 51,52% ganham até dois salários mínimos.

Compartilhe

Copyright © Guia de Ceilândia - O Guia comercial de Ceilândia