Câmara do DF nomeia auditor do TCU como secretário-geral

Eduardo Dualibi Murici substitui José Wilson Porto, que pediu exoneração.
Cargo assessora distritais que integram Mesa Diretora da Câmara Legislativa.

A Mesa Diretora da Câmara decidiu nomear nesta segunda-feira (30) o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Eduardo Dualibi Murici como novo secretário-geral da Casa. Ele substitui José Wilson Porto, que pediu exoneração na última quinta-feira (25).

Porto era membro do gabinete da Mesa Diretora e assessorava deputados suspeitos de receber propina em contratos com empresas prestadoras de serviços de UTIs. Ele deve voltar a atuar na Defensoria Pública do DF, órgão de origem dele. O G1 não conseguiu localizar o ex-secretário-geral.

Na última terça-feira (23), a Justiça determinou o afastamento da presidente Celina Leão (PPS) e dos secretários Raimundo Ribeiro (PPS), Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR). A vice-presidente, Liliane Roriz (PTB), havia renunciado ao cargo.

A decisão pelo afastamento é uma medida cautelar (ou seja, antes do julgamento do mérito), que foi pedida pelo Ministério Público do DF para apurar suspeitas de pagamento de propina que teriam beneficiado os deputados.

O responsável pela decisão, que vale até o fim das investigações, é o desembargador Humberto Adjuto Ulhoa. Com o afastamento, o recém-eleito vice-presidente Juarezão (PSB) deve coordenar os trabalhos até o fim do ano. Suplentes dos secretários, os distritais Lira (PHS), Agaciel Maia (PR) e Rodrigo Delmasso (PTN) assumem as vagas pelo mesmo período.

Compartilhe

Copyright © Guia de Ceilândia - O Guia comercial de Ceilândia