Código de conduta alerta para xixi fora do banheiro e torcedor alcoolizado

O torcedor vai ter que ser um exemplo de boas maneiras e postura na Copa das Confederações. Hábitos reprováveis – mas que eram comuns em jogos pelo Brasil – estão explicitamente citados como proibidos no Código de Conduta da Fifa nos estádios. Alerta para não fazer xixi fora dos banheiros é um dos itens que atende pelo nome do que a entidade internacional chama de “Bom senso nos estádios”. Manifestações como a que a torcida do Fluminense faz na entrada do time em campo também não poderão acontecer: o pó de arroz fica fora da festa. Os torcedores terão ainda que evitar xingamentos, assim como estar visivelmente alcoolizado é alvo de alerta.

– Não queremos que as pessoas fiquem chateadas quando chegarem aos estádios. Para evitar qualquer inconveniência, queremos que todos saibam disso e não fiquem chateados por não terem sido avisados sobre as proibições – afirmou o diretor de marketing da Fifa,Thierry Weil.

Junto com o ingresso para a Copa das Confederações o torcedor receberá todas as instruções e o Código de Conduta. No item 5.6, está explicitado: “Exceto se autorizados pelas Autoridades da Copa das Confederações da Fifa, os espectadores e credenciados não poderão:  fazer necessidades fisiológicas em qualquer lugar que não os banheiros”.

Também é lembrada, entre outros itens, a proibição de fumar nos estádios. Segundo a Fifa, cada espectador reconhece que leu, entendeu, aceitou e observará o Código de Conduta. Existe também a preocupação com manifestações racistas, entre outras. Até mesmo camisas podem sofrer restrições.

Entre os itens proibidos estão “materiais relativos a causas ofensivas, racistas ou xenófobas, temas beneficentes ou ideológicos, como cartazes, bandeiras, placas, símbolos, folhetos, objetos ou roupas que possam interferir com o aproveitamento do evento por outros espectadores, tirar o foco desportivo ou estimular forma de discriminação”.

Ainda como itens proibidos nos estádios, obviamente estão os narcóticos, animais, instrumentos ruidosos, “inclusive vuvuzelas” e também “grandes quantidades de pó, farinha ou substância semelhante”.

Não está especificado a proibição a Caxirola, mas sim “instrumentos que produzam ruído excessivo”. Chancelada pelo Ministério do Esporte, a caxirola está banida dos estádios da Copa das Confederações-2013. Após reuniões entre os entes de segurança do governo, da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), o instrumento criado por Carlinhos Brown foi barrado nos estádios.

– A caxirola não está incluída agora (nos itens proibidos no código de conduta da Fifa), pois questão de segurança é do governo do Brasil que pode ditar além as restrições – explicou o diretor de marketing da Fifa.

Compartilhe

Copyright © Guia de Ceilândia - O Guia comercial de Ceilândia