GDF anuncia hospital de campanha para atender dengue do Entorno

Equipe do Samu vai trabalhar em Brazlândia no atendimento aos pacientes.
No local serão feitos testes rápidos da doença, informa Secretaria de Saúde.

Do G1 DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou nesta terça-feira (30) que começa a funcionar na próxima quinta-feira (2) um hospital de campanha em Brazlândia, região administrativa do DF, para atender a pacientes do Entorno com dengue. A estrutura será instalada em frente a emergência do Hospital de Brazlândia durante 15 dias.O acordo foi firmado entre o GDF e o Ministério da Saúde.
Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

A Unidade de Pronto Atendimento Avançado terá três médicos do SAMU além de dois enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem. O hospital vai funcionar entre 7h e 22h.

O hospital terá a mesma estrutura de postos de atendimento para situações de emergência e conflito. Os  pacientes vão fazer os testes rápidos para detecção da doença e, caso sejam diagnosticados com dengue, receberão o primeiro atendimento no local.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, afirmou que a expectativa é que o problema seja solucionado rapidamente. “A unidade de atendimento avançado funcionará por 15 dias. Se houver necessidade o tempo será prorrogado”.

A pasta informou que desde 15 de março 1.100 casos de dengue foram notificados no Hospital de Brazlândia. De acordo com o levantamento, 860 pessoas notificadas com a doença são  moradores do Entorno, principalmente de Águas Lindas. Em 2013,  o DF registrou mais de 5,5 mil casos de dengue.

Dengue importada

Em fevereiro deste ano, o secretário-adjunto de saúde do DF, Elias Miziara, informou que a maioria dos casos de dengue tratados no DF era originária do Entorno.

As autoridades de saúde de Goiás confirmam uma epidemia da doença. Nas cinco primeiras semanas do ano houve 20 mil notificações da doença no estado, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Tânia da Silva Vaz.

“Nós atendemos dez vezes mais pacientes vindos do Entorno do que aqueles que são próprios do Distrito Federal”, falou o secretário-adjunto Elias Miziara.

Compartilhe

Copyright © Guia de Ceilândia - O Guia comercial de Ceilândia